segunda-feira, 15 de julho de 2013

Terapia ocupacional ajuda no apoio a mães de pequenos pacientes

Mães de pequenos pacientes amparados pelo GACC se beneficiam de um projeto que, além do apoio psicológico, traz uma renda extra para a família.

Além de terem um espaço seguro e confortável para cuidarem de seus filhos, as mães dos pequenos pacientes amparados pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC-AM) ainda podem aprender um ofício e assegurar uma renda a mais, através do projeto “Terapia Ocupacional”, que é realizado na casa de apoio da entidade.

 Patrocinado há dois anos pelo Banco da Amazônia, o projeto já acontece desde 2005 e oferece às mães a oportunidade de terem aulas de artesanato três vezes por semana, com um especialista nas mais diferentes áreas de confecção.

“Essas mães aprendem a costurar, fazer bonecas, bijuterias, panos de pratos decorados e vários outros tipos de produtos. É uma maneira de mantermos essas mães ocupadas, longe de tanto sofrimento e ainda garantirem uma renda a mais”, explicou Joyce Loureiro, diretora assistencial do GACC-AM.

 De acordo com ela, todo o material confeccionado é vendido em feiras, festas e reuniões. “Estamos sempre participando de feiras e exposições. Quase toda semana conseguimos participar de vendas, aumentando ainda mais o lucro dessas senhoras, que ficam com 100% do dinheiro arrecadado”, afirmou.

Joyce explica, ainda, que o projeto não busca apenas o lucro, mas promover uma interação entre as mães e os pacientes. “Tudo o que pudermos fazer para que eles esqueçam a dor é válido. Através desses projetos eles acabam trabalhando juntos, as famílias ficam amigas e esquecem o sofrimento por alguns momentos”.

Mãe de uma paciente de 16 anos, a dona de casa Mônica Aguiar, 38, disse que o projeto ajuda toda a sua família a “tirar um pouco o foco da doença”. “Depois que começamos a participar, conseguimos levar com um pouco mais de facilidade essa fase complicada. Além disso, conseguimos um dinheiro a mais no fim do mês, que ajuda a pagar o aluguel e algumas contas”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário