quinta-feira, 4 de abril de 2013

Treino de graça? Projeto em Israel incentiva a corrida e vida saudável


Treinar para uma prova pode ser uma decisão cara em algumas ocasiões. Mas que tal ganhar um treinador de graça para se preparar para uma corrida? A prefeitura de Tel Aviv, em Israel, se habilita e patrocina os treinamentos de quem se inscreve nas maratonas que são realizadas na cidade. (Confira no  vídeo ao lado a reportagem do Eu Atleta no SporTV)

Treinar para uma prova é um investimento de tempo e dinheiro. Por isso, encontrar alguem para dividir essa conta pode fazer uma baita diferença. Pensando assim, há dois anos, a prefeitura de Tel Aviv criou o "Get Ready" (prepare-se, em inglês). Trata-se de um programa municipal feito em parceria com as empresas privadas que oferecem treinamento de graça. Se não fosse por esse apoio, muitos corredores não conseguiriam fazer a prova.

- Eu tentei ano passado, mas não consegui. Acabei não correndo a prova. Eu queria saber como correr corretamente, sem me lesionar, aprender a respirar. Sem falar na motivação para a prova. Saí do sedentarismo para treinar duas vezes por semana pela manhã antes do trabalho - disse a contadora Karine Afik, de 29 anos.

Os grupos de 20 pessoas são formados três meses antes da prova e os encontros acontecem pelo menos duas vezes por semana. As vagas de 2013 se esgotaram em apenas três horas.

- Eles (corredores) não pagam nada. Apenas vêm ao grupo e treinam. É um bom começo para sair do sedentarismo. Meu desafio é treinar esse perfil de corredor e não aquele que sabe o que fazer - declarou o treinador Naive Getraide.

Neste ano, muitos dos que participaram do projeto em 2012 voltaram para os treinos. Caso do diretor de arte Aron Kaplen, de 53 anos.

- Hoje, eu conheço o meu corpo e sei o que é melhor para mim. Sei também como mexer meus músculos, o que fazer, como me movimentar e conduzir meu corpo - destacou.

Iniciativas como essa, inclusive, podem ser incluídas no orçamento de uma maratona, como a de Jerusalém, e ajudar a atrair mais participantes locais, sem falar na herança positiva que fica para a população.

- Acreditamos que quanto mais esporte houver na esfera pública, mais as pessoas vão participar e adotar hábitos saudáveis. Ações como essa são o início - Asaf Zamir, vice-prefeito de Tel Aviv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário